18/07/14

Cooking Time: Mochi ~

"Sinto falta da época em que me assustava com pesadelos. Hoje em dia o que me assusta é a própria realidade."
- Dean Winchester (Supernatural) ♦
Hello Hello Minna-san o/

Daijobu desu ka? Eu estou~ Eu esqueci-me de contar no último post,
mas houve um evento no Porto, no HardClub e eu fui u-u e morri.
Eu só via SnK à minha volta e não podia comprar nada porque não tinha dinheiro //cry
A única coisa que comprei foi um poster de 1 euro ~ Mas mesmo assim fiquei contente.. hihi
Eu no próximo post postarei uma fotografia dele, ok? 
Bem o post vai ser um pouco cooking time, you know?! Eu no evento comi
uma coisa que eu adorei que se chama Mochi, é tão fofo e macio.
Por tanto, vamos ver o que é e como se faz?

Clique aí.. sim aí nessa coisinha para continuar a ler.


O que é Mochi?
O Mochi é um doce de arroz, mas feito com um arroz especial, o mochigome, um pouco mais calórico que o normal. É bastante popular no Japão, já que possui um festival próprio (o Mochitsuki). Embora seja consumido durante o ano todo, é comido tradicionalmente no Shogatsu (Ano Novo) e em ocasiões especiais como nos nascimentos e casamentos.


No festival Mochitsuki o mochi é preparado e distribuído para o público. Algumas localidades ou entidades agendam o mochitsuki para o terceiro dia do novo ano.
Feito em um pilão (ussu) por duas pessoas. Enquanto uma adiciona água ao arroz cozido a outra bate com a ajuda de uma espécie de marreta de madeira (tsuchi).
Embora o mochitsuki não seja necessariamente uma celebração religiosa, grande parte das famílias japonesas celebra a passagem do ano oferendando mochi a deidades em seus oratórios domésticos, motivo pelo qual se encontram eletrodomésticos de fazer mochi até mesmo fora do Japão. Microondas e panificadoras domésticas também fazem as vezes do "mochizeiro" sendo aproveitadas para cozer a vapor e amassar o mochi.


Tipos:

wagashi (doces tradicionais japoneses) Muitos são feitos com mochi. Por exemplo, o daifuku é um mochi suave e redondo com um recheio de anko (um doce oriental feito de feijão azuki).
O ichigo daifuku e um doce recheado com um morango inteiro.

O kusa mochi é uma variedade verde de mochi com sabor de yomogi. Quando o daifuku se faz com kusa mochi, ele é chamado de yomoji daifuku.



No Japão e nos EUA são fabricados sorvetes de mochi. As bolinhas de sorvete são envolvidas em mochi e vendidas em diferentes sabores (chocolate, manga, chá verde, café, baunilha e morango). Nos EUA sorvete é encontrado em alguns supermercados da Califórnia e do Hawaii.





Oshiruko ou ozenzai é uma sopa doce de feijão azuki com pedaços de mochi. Os japoneses costumam tomar esta sopa no inverno para se aquecerem.






O chikara udon (macarrão da força) é um prato que consiste em macarrão udon em sopa 
com mochi tostado por cima.



Receita de Mochi:

Ingredientes:
Rendimento de 15 porções~
- 300gm de arroz mochigome
- 300ml de água
- 3 colheres de sopa de amido de milho
- corante comestível (opcional)
- essência do sabor que quiser

Modo de Preparo:
- Lave bem o arroz e deixe na agua de um dia para o outro(24 horas)
- No dia seguinte escorra toda a água
- Coloque metade do arroz e 300gm de água no liquidificador e bata por 30 segundos ou ate virar uma massa sem deixar nenhum grão de arroz
- Coloque o resto do arros e faça a mesma coisa
- Despeje tudo num refratário e leve ao micro ondas por 2 minutos na potencia alta
- Mecha na mistura e coloque de novo por mais 2 minutos ate a mistura se transformar numa massa consistente. Caso ainda esteja mole leve de novo para o microondas por mais 30 segundos ou 1 minuto.(Também pose ser feito no fogão em uma panela ante-aderente ou prato)
- Coloque o amido de milho em uma tigela ou um preto grande e reserve
- Com uma colher vá pegando pequenas porções da massa ainda quente e vá moldando o mochi com as mão na forma que quiser, passe a mão no amido de milho para não grudar. Faça rapidamente porque quando a massa esfria fica dificio moldar.
- Pode ser comido logo em seguida ou se for congelar deixe separados para não grudar uns nos outro armazenados em saquinhos ou recipiente platidos.


Dicas para o arroz:

Caso você não ache o arroz mochigome pode fazer com um arroz normal mesmo,mas vai ficar sem gosto então penso eu que não terá problema acrescentar um pouquinho de açúcar na hora de bater o arroz no liquidificador,mas não muito para não ficar muito doce hem...(para saber se esta bom vai 
experimentando é só arroz batido mesmo)

Dicas para a cor:
Na hora de bater a massa,em pequenas quantidades (ou a quantidade que ira fazer da cor que quiser) misture o corante da cor que preferir.Pode ir fazer com mais de uma cor... 
Ex.: como na imagem abaixo:


Dicas para o recheio:

Para o recheio você pode usar o que quiser como,frutas,chocolates,geleias,essências de sabores,entre outros,o legal é você fazer a massa com a cor da coloração do recheio ex.: cor:vermelho / recheio: morangos,assim te ajudaria na hora de saber de qual sabor é o seu mochi sem falar que ficaria
 bem legal...veja na imagem um exemplo:
Morangos OuO)/
Recheio de diversos sabores OuO)/

Receita de Recheio de anko e morangos (o mochi com esse recheio se chama Ichigo Daifuku)
Ingredientes:
• 1/3 xícara de água.
• 1 xícara de açúcar.
• ½ xícara de anko em pó seco ou 1 ¼ de anko pré-feito.
• 6 morangos.

Preparação:
• Em uma panela pequena, esquente 1/3 xícara de água e ½ xícara de açúcar. Adicione ¼ de anko em pó e mexa bem. Faça 12 pequenas bolas de anko, reserve.
• Lave os morangos e remova o cálice. Envolva um morango com uma colher cheia de anko e enrole fazendo uma bolinha. Repita o processo com todos os morangos e reserve.
Depois de fazer a massa (o mochi em si) é só rechear o mochi com uma peca de morango e anko e envolver esticando a massa até formar uma bolinha.

Decoração/Hora de Montar:



ITADAKIMASU O/
Hope you like it~
Fontes:(www);(www)

~Chu || YukaChan

3 comentários:

  1. Nunca comi mochi, mas ouvi falar que é bom.
    Preciso provar um *-*
    Gosto muito dos festivais do Japão, são um povo tão alegre, tão unido :3

    scarletrainbow.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Yooo tudo bom!?
    Waahh sortuda,mesmo sem dinheiro você pelo menos foi em um evento.Na minha cidade natal terá um,mas agora me pergunta se eu continuo morando lá!?N-Ã-O,não moro mais lá (se duvidar,tô morando ao lado de índios '-' ),a cidade onde eu moro não tem nada TT^TT,nem um mísero evento T-T.
    Enfim,nunca comi isso,mas se fizerem um assim,recheado de chocolate por dentro *---------------------* OMG pode ter certeza que devorarei *-*
    Kiss.

    ResponderEliminar
  3. Hello *OOO* , primeiramente obrigada em ir comentar lá no meu blog , o OtakuLove . USHSUHSUH e espera aí ? Como não reconheceu que a imagem do meu cabeçalho foi tu que fez ? kkkkkkkkk ri muito com o seu comentário e nossa , eu adorei aquele banner u3u e sim , sou brasileira >3< kkkkkkkkk . Sério , adorei seu comentário xD

    Mas então , eu morro de vontade de experimentar isso e tudo que é comida japonesa , mas sabe , morar em cidade pequena onde não tem restaurante japonês , nem um sushi qualquer , é triste Ç3Ç kkkkkkkk . Cara , mas deve ser meio nojento os doces japoneses feito com pasta de feijão , o que é pasta de feijão em primeiro lugar ?? :V Não curto feijão , e feijão não é salgado ? O.o USHUSH não entendo esses doces do Japão .

    Mas em compensação tem uma aparência muito gud gud >/////< . Olha só esses formatinho de coelhinho , sei lá kkkkkk , bem delicadinho *-----*

    Enfim ,bye bye *oo* , minha nossa , mals , eu exagero no comentário as vezes kkkkkkkk , tá meio grande , nem repare e-e . Wooooooow que guria diva no seu cabeçalho *----*

    ResponderEliminar